Tecnologia do Blogger.
[8][Slider][slider-top-big][Slider]
Você está aqui: Início / , , , [EXPLICANDO COISAS SOBRE O LINK2SD] O que é linkar? pra quê serve? E as partições EXT, SWAP e FAT?

[EXPLICANDO COISAS SOBRE O LINK2SD] O que é linkar? pra quê serve? E as partições EXT, SWAP e FAT?

| 5 Comentários
Esta postagem foi retirada do site Brasil Droid, e foi feita por mim no site, por isso resolvi posta-la aqui com algumas poucas edições para se adequar ao contexto, o aplicativo relativo à postagem se encontra aqui no site ou na Play Store!


Bom pessoal, recentemente adquiri um cartão SD de 32GB, o de 2GB que vem com o smartphone não estava mais sendo suficiente.
Porém antes de pegar o cartão, lí em um fórum sobre como particionar o SD usando o Link2SD; eu nem sabia o que era, pra que servia, como fazer, porque fazer, e essa perguntas normais...
E então depois de muito questionar, pesquisar e ler fiz o particionamento e digo: estou super satisfeito!
Mas aí me surgiu um novo questionamento,o que é partição EXT, SWAP e FAT? e o que é linkar?, ví várias explicações aqui e em outros sites mas tudo ficou muito vago e então resolvi fazer esse tópico pra explicar ao pessoal que está pensando em fazer o particionamento, ou que está somente buscando um conhecimento a mais, o que significa cada partição, o que é linkar, pra que serve e como funciona!
Primeiro meu objetivo aqui não é explicar como se particiona e nem como instalar o Link2SD, mas pra que serve cada um e como funciona 

Vamos às partições!

Partição EXT: Servirá de adendo à capacidade de armazenamento interno do seu smartphone, também chamada de memória interna, no caso específico do Galaxy Ace: [178MB + EXT].

Partição SWAP: Servirá de adendo a memória virtual do smartphone, também chamada de memória RAM, no caso específico do Galaxy Ace: [278MB + SWAP]

Partição FAT: Será o restante do cartão SD que não se tornou outras partições, servirá pra alocação de dados, como num pen drive.

Bom, depois de ter lido alguns tutoriais e ter instalado alguns aplicativos, você percebeu que ao instalar aparecem as seguintes notificações "Link2SD linkando "nomedoaplicativo" ao Cartão SD" e logo depois ""nomedoaplicativo" linkado ao Cartão SD", correto?
Algumas pessoas sabem que usando o método nativo do Android de mover o aplicativo pra o cartão SD faz com que este perca a função do Widget, ou seja você não poderá mais usá-lo.

Vamos aos questionamentos possíveis!

1° - O que é linkar?!
R - Linkar é mover o aplicativo pro Cartão SD sem que este perca a função de widget, quando o Link2SD linka um aplicativo ele o move pro cartão SD e criar um link deste na memória interna pra que ele não perca esta função.

2º - Criei as partições, mas ao ir no Gerenciador de Aplicações do Android não aparece nenhum acréscimo, nem de armazenamento nem de RAM, fiz algo errado?!
R - Não, você não fez nada errado [pelo menos não, se seguiu a risca todos os passos do tutorial], o android não mostra o acréscimo, pelo menos não com o gerenciador de aplicativos nativo.

3º - Comecei a instalar vários aplicativos e do nada apareceu uma notificação de "pouco espaço", porque?!
R - Porque o Link2SD não faz milagre, ele linka e move pro cartão SD "somente" os aplicativos que não tem como serem enviados pro SD pelo Gerenciador de Aplicativos nativo do Android, os que podem ser movidos não são linkados, ou melhor são linkados mas não são movidos como os outros, nesse caso você poderá/deverá pelo Gerenciador de Apps ou pelo Link2SD move-los pro Cartão SD.

4º - Entrei no Titanium Backup e lá consta que o aplicativo linkado não está no Cartão SD, está no telefone, devo move-lo?!
R - Ele está no Cartão SD, mas não na partição FAT e sim na partição EXT, e o Titanium "encara" a partição EXT, como armazenamento interno, por isso ele mostra que o aplicativo está no telefone.

5° - Se eu quiser mover o aplicativo linkado pra parte FAT do Cartão SD, pode?
R - Pode sim, você pode mover qualquer aplicativo, exceto os instalados com o sistema, mas não creia que isso fará aumentar o espaço interno, em alguns caso até diminui, isso porque quando um aplicativo é linkado pro Cartão SD, em média 97 a 99% dele vai pro SD e o restante fica nos 178MB da memória do aparelho, já quando ele é movido em média apenas 70 a 80% do aplicativo é movido e o restante ficando na memória, consumindo mais espaço e com o ônus de perder o widget, em números um aplicativo de 10MB linkado terá de 0,3 a 0,1MB na memória interna, enquanto movido terá de 3 a 2MB.

6º - Não entendi, como ele pode aumentar a memória interna se ele manda o aplicativo pro cartão SD, não seria mais fácil baixar um aplicativo que os força pro cartão?
R - Não, se você ir no Gerenciador de Aplicativos do Android, você verá lá que consta o tamanho total do aplicativo na memória interna, mas na verdade uma parte bem ínfima está na memória de 178MB do aparelho, o restante estará na partição criada como adendo à memória, o que lhe dará mais memória, uma vez que o aplicativo estará em média 99% na partição.

7º - E aqueles aplicativos que eu tive que mover manualmente, vão pra partição EXT ou FAT?!
R - Estes irão pra partição FAT.

8º - O aplicativo não foi linkado, e agora?
R - Entre no Link2SD, clique no aplicativo e escolha "criar link", se for o contrário, você quiser remover o link, é só clicar em"remover link", mas fazendo isso você o retira da partição EXT e manda todo pra memória interna.

9º - Vou mudar de ROM, preciso fazer o processo novamente?
R - Não, só é preciso recriar os scripts de montagem, indo em MENU > MAIS > RECRIAR SCRIPTS DE MONTAGEM.

OBS: Qualquer procedimento feito aqui envolve riscos para o seu celular, nem eu, nem ninguém do BrasilDroid nem do gamesandrioidhvga.com se responsabiliza por seus atos. É sempre bom enfatizar isso!

Espero ter ajudado!