Como mover a data / pasta de apps / jogos para o sd externo samsung, lg, motorola etc

Atenção 
todos os créditos dessa postagem vai para 
lavieri  do site 
Brasil Droid | O melhor conteúdo sobre Android do Brasil


O PROCEDIMENTO AQUI É POR SUA CONTA E RISCO!
NEM EU NEM O FORUM SE RESPONSABILIZA POR EVENTUAIS DANOS AO APARELHO!
 

APESAR DE TER MUITA CONVICÇÃO QUE NÃO HÁ RISCOS ^^ e o processo pode ser desfeito, conforme indicado ao final

Introdução:
Bom pessoal vai aqui uma solução, para aquele q como eu, se deparam com o problema do card interno pequeno ~5GB => /mnt/sdcard, e necessitam instalar aplicativos grandes, que não tem flexibilidade quanto a localização dos arquivos de dados (Ex.: jogos da gameloft, GPS Sygic Aura, etc)

Problema:
tenho 5GB no sdcard, e 32GB no external_sd, queria poder passar os jogos da gameloft para o external_sd, porém a gameloft não da essa flexibilidade, para tal então tive que apelar, e enganar o sistema quanto a localização da pasta (algo como um ln -s, porem essa solução não é possível visto que os cards são FAT e links simbolicos só são suportados em formatação ext2,ext3, ext4 e etc.

Solução: 
Mover os dados do /mnt/sdcard para o /mnt/sdcard/external_sd e então criar um ponto de montagem no card interno, apontando para o externo.

Pré-Requisitos:
– ROM com acesso ROOT, sem ter acesso ROOT ao aparelho esqueça, não vai funcionar com esse procedimento
– Programa: Script Manager (o programa é free)
– Saber a pasta que o aplicativo usa para salvar os dados, a pasta que você quer mover, no exemplo deste tutorial iremos mover a pasta /mnt/sdcard/gameloft

Procedimento:

1) Fechando Programas:
Feche o aplicativo que usa a pasta, no meu caso garanti que todos os jogos da gameloft estava fechados.

2) Movendo os Dados:
Mova a pasta do Card interno, para o Card externo, (é bom alterar o nome da pasta, colocando um prefixo, para não conflitar com um possível uso do programa com dados no card externo, em uma possível atualização)
No meu caso eu movi os dados de /mnt/sdcard/gameloft para/mnt/sdcard/external_sd/mv_gameloft (percebam o “mv_” antes do nome no card externo.
Você pode usar qualquer método para mover, no meu caso eu conectei no PC usando Armazenagem de dados, recortei os dados do cartão interno, colei no cartão externo, e em seguida renomei de “gameloft” para “mv_gameloft”

3) Iniciando o Procedimento:
no sdcard, vc deve manter uma pasta vazia, com o nome da pasta original, portanto após mover, eu criei a pasta “gameloft” (no caminho /mnt/sdcard/gameloft, é importante que ela esteja vazia)

4) Criando o Script:
abra o programa Script Manager ele vai abrir em /mnt/sdcard

imagemprocure nele a pasta “external_sd” e de um clique na pasta, para abrir a pasta.
Obs.: é importante colocar o script no “external_sd” para ter certeza que o cartão externo já foi montado

imagem

dentro da pasta /mnt/sdcard/external_sd clique em “Menu” do aparelho e selecione “New Script”
na caixa que se abre de o nome para o arquivo (no meu caso dei “gameloft.sh”), clique em ok

imagem

vai abrir uma caixa de dialogo com vários programas para escolher escolha o script manager editor! (se não aparecer vários programas, melhor, é pq vc não tem muitos editores de arquivo.
na janela que vai se abrir digite o segunte texto

Código:
sleep 20
mount -o bind /mnt/sdcard/external_sd/mv_gameloft /mnt/sdcard/gameloft

Edit.: o sleep 20 é para dar tempo do celular botar, e carregar e montar as pastas, sem ele, acabava que as vezes ele rodava o script OK e outras vezes não.

imagem

clique em “Menu” do aparelho e selecione “Save”
clique em “Voltar” do aparelho, para fechar a janela de edição
Agora o arquivo “gameloft.sd” vai exitir na pasta

imagem

Obs.: caso você não esteja fazendo o procedimento para os jogos da gameloft, troque o nome das pastas para o seu caso, por exemplo, se fosse fazer o procedimento para o GPS Aura Sygic, que a pasta é “aura” e movendo para o card externo para a pasta “mv_aura” o código do script seria

Código:
mount -o bind /mnt/sdcard/external_sd/mv_aura /mnt/sdcard/aura

5) Configurando o Script:
Agora na tela do “Script Manager” você terá o “gameloft.sh” de um clique no arquivo, a seguinte tela vai abrir



Marque as opções “Run as root” e “Run at boot”

imagem

Agora clique no botão “Save”, vai aparecer lá embaixo em laranja “gameloft.sh”

imagem

Agora aperto no botão “Run”, nesta hora, na primeira vez, é solicitado a você o acesso root ao programa, você deve concede-lo (não tenho como mostrar essa tela, pois ela não aparece mais pra mim)

Depois de ele vai rodar o script e a seguinte tela vai aparecer

imagem

neste momento aperte no botão “Home” … NÃO APERTE BACK é para apertar home, eu apertei back, e ele não iniciava no boot, portanto isso é importante.

Neste momento o arquivo esta rodando e o link entre a pasta interna e a externa está montado, agora vamos confirmar que tudo está funcionando…

6) Rebutando o aparelho:
Agora desligue o aparelho, e ligue novamente, pronto, na religada ele vai executar o script (e agora sempre que o pc religar ele liga o script)
Como uso o programa Superuser assim que o aparelho rebota e o script é executado, é possível ver o script recebendo as permissões

imagem

7) Verificando se funcionou:
Abra o programa “Meus Arquivos” caminhe até /mnt/sdcard/ e entre em “gameloft” você verá que dentro dele está os mesmo arquivos que estão no sd externo.

8) Script de desmontagem (opicional)
Pode existir momentos em que você vai necessitar desfazer a montagem, para tal você pode desmontar a partição que você criou, ou desfazer de vez o processo, conforme item 9) logo abaixo

Criei mais um arquivo script, conforme descrito nos passos previos, no conteúdo do arquivo coloque o seguinte

Código:
umount /mnt/sdcard/gameloft

Neste script marque apenas a opção “Run as root”, sempre que precisar desmontar, abra este o Script Manager, e execute este script

9) Desfazendo Tudo:
Caso queira desfazer o procedimento, e voltar ao normal, e desmontar basta fazer o que se seuge…
Para desfazer basta abrir o Script Manager, ir na pasta /mnt/sdcard/external_sd/ e então apagar o gameloft.sh, nesta hora ele vai perguntar se você quer apagar a config, diga que sim.
Desligue o aparelho e ligue novamente, que a montagem estará desfeita.

10) Repetindo o procedimento:
Você pode repetir e criar novos partições para cada uma das pastas que mover, para tal, abra o arquivo de montagem, e adicione mais uma linha para a nova pasta.

11) Defeito Colateral

É nem tudo é perfeito…

Não sei se é da minha ROM (to usando a BrD 2.3.3) ou por algum outro motivo, mas quando tento conectar o celular a um computador usando “Armazenamento USB” ele buga a partição interna, e não consegue ler (até que seja dado um reboot)

Após o procedimento é bom mudar a forma de conexão do dispositivo para “Kies”, através do “Kies” é possível acessar tanto a partição interna como externa.

Também você pode executar um script de desmontagem, conforme descrito no item 8) aqui deste tutorial. Após executar a desmontagem é possível ligar o aparelho em modo “Aramazenamento USB” sem problemas.

Atenção 
todos os créditos dessa postagem vai para 
lavieri  do site 
Brasil Droid | O melhor conteúdo sobre Android do Brasil


Os comentários são de inteira responsabilidade dos leitores. Evite links...

Você pode gostar...

Deixe uma resposta