Qual a importância do Wipe?

Esta é uma pergunta que muitos usuários ignoram ao instalar uma Custom Rom e que muitas vezes pode causar erros na rom,bugs com certos aplicativos e até mesmo Bootloop ( reinicialização continua após o boot animation ou simbolo ou logo do Kernel ), os wipes são tão importantes, explicação à baixo foi aproveitada do site Androidpit.

Qual a Importância dos Wipes ?

“Se você instalar uma custom ROM, como a CyanogenMod, vai se deparar com um conselho: fazer uma limpeza antes de realizar a instalação. E, embora algumas pessoas digam o contrário, a Wipe é necessária. O motivo, eu explico agora.”

( Recovery utilizado em um aparelho da linha nexus Recovery full touch )

“Wipe significa “limpar” em Inglês. Por tanto, com uma limpeza, uma parte da memória interna do seu smartphone é apagada. Dependendo do que você deseja limpar, parte dos aplicativos baixados, configurações pessoais e definições do sistema são eliminados do sistema. Já os aplicativos pré-instalados são restaurados ao seu estado original. Depois da limpeza, seu smartphone vai se comportar como pela primeira vez que foi colocado em operação.

Atenção: antes de realizar uma Wipe – limpeza – do seu dispositivo móvel para liberar espaço no sistema, faça um backup dos dados do aparelho!*

Abaixo, você confere os métodos mais comuns para o modo Recovery, os quais você pode escolher dependendo da recuperação que utilizar:
  • Wipe Data/Factory Reset: Apaga todos os seus dados pessoais e o sistema volta ao estado original.
  • Wipe Cache Partition: Através desta opção apagamos a memória de cache. Os arquivos de cache são utilizados frequentemente para acesso rápido. Nenhum dado pessoal será excluído.
  • Wipe Dalvik Cache: No Dalvik Cache está localizada uma árvore de diretórios de todos os programas armazenados. Além disso, você pode armazenar endereços e outros gráficos. Este método é ótimo para aplicativos que ocupam muita memória RAM, já que parte deles vão para a memória interna. Fazendo o Wipe Dalvik Cache você não perderá nada que está salvo (contatos, game save…), mas estabilizará o aplicativo para a nova versão, em relação à compatibilidade com a anterior.
  • Mounts and Storage/Format System: Este procedimento nada mais é que apagar o sistema operacional do aparelho, é aconselhável caso for migrar para uma rom tanto CyanogenMod tanto outras, é idêntico à formatação do HD de um computador, eu utilizo pois deste jeito limpa todos erros da rom passada e não deixa sobras para a próxima que será instalada. ( Este procedimento não foi descrito pela androidpit e sim por minha autoria Raphael Prado, e mais segundo estudos da base de dados da Sony Xperia no Japão a memoria da linha 2011 possui um ciclo de vida de 3500 ciclos ou seja formatando e preenchendo a memoria de 500mb 3500 vezes após este ciclo se completar ficará bloqueado a gravação e a formatação da memoria destinada à rom, portanto cuidado e prestem atenção ).
O Recovery ClockworkMod oferece diferentes opções de limpeza.
( versão parecida vem de fábrica na linha samsung desde 2011) 


Por que fazer o Wipe? Qual deles é a melhor escolha?

Se não realizarmos uma limpeza prévio do dispositivo, após a instalação de uma ROM, ainda estará poluído por todo o sistema que tínhamos anteriormente. Isto pode causar vários acidentes, problemas e, em última análise, o sistema pode apresentar instabilidade. Portanto, é altamente recomendável um Wipe. O que significa que, antes de realizarmos uma Wipe temos que fazer um backup. Um backup é muito importante!
  • Ao alterar uma ROM, da original de fábrica (stock) para uma da CyanogenMod, devemos escolher a opção de fazer um “Wipe Data”. Isto irá definir todo o nosso sistema completamente e podemos instalar a ROM personalizada de forma limpa e sem resíduos.
  • Para atualizações menores da ROM, por exemplo, de CyanogenMod 9.0 para 9.1, ou para instalar uma nova Nightly, é suficiente optar pela função “Wipe Cache Partition” e “Wipe Dalvik Cache”.
  • Para uma atualização maior da ROM, da CyanogenMod 9 para CyanogenMod 10, se faz necessário optar pelo seguro e fazer um “Wipe Data”. Em teoria, é suficiente apenas esvaziar a memória de cache e a Dalvik Cache, mas por experiência, o melhor é fazer a “Wipe Data”, que pode ser mais trabalhosa, mas garantida.

Atrás do menu “Advanced” estão as opções adicionais, incluindo “Fix Permissions”.
Um Wipe nos livra de muitos problemas ao instalar ROMs personalizadas (Custom ROMs). Se após a instalação você verificar alguns erros, acidentes ou problemas de arranque, limpar completamente o dispositivo de forma rápida e fácil sempre ajuda. Assim, o smartphone ou tablet vai funcionar como novo. Se depois de uma Wipe ainda existirem problemas com terminal, basta escolher “Fix Permissions” no menu de recuperação. Assim, os direitos de leitura e gravação de aplicativos e dados do sistema estarão configurados corretamente. Muitas vezes os erros vem daí.
– Bom galera venho trazer esta explicação dos experientes da Androidpit que estão aí trazendo novidades do mundo android e testes nos aparelhos top de linha e de baixa geração, mais uma vez, este post foi feito com bases e estudos no arquivo ” Qual a importância dos Wipes ” feito pelo usuário “Nico Heister”, espero que tenham gostado deste post e estarei trazendo mais informações do mundo android para vocês e claro meu forte no site Mais Custom roms, um abraço para vocês de seu Poster Raphael Prado.




Os comentários são de inteira responsabilidade dos leitores. Evite links...

Você pode gostar...

Deixe uma resposta