Tudo sobre o Recovery Mode

Todos que gostam e pesquisam sobre o Android já se depararam com esse termo, tanto mais se a pessoa gosta de personalizar seu dispositivo através de ROMs customizadas ou simplesmente acrescentando funções únicas. Neste artigo explicarei tudo o que se deve saber sobre o Recovery Mode

O que é Recovery Mode?
O Recovery é um ambiente de execução independente do sistema operacional Android, situado numa outra partição da memória interna. Esta separação permite que ele seja acessado mesmo que o sistema principal esteja danificado (brick), oferecendo ao usuário um conjunto de instrumentos para reparar o dispositivo. Por esse motivo, uma versão “base” desse modo está presente em qualquer dispositivo Android.

O Bootloader irá determinar quando executar o Android ou o Recovery, mas nós podemos interferir e forçar a inicialização do modo Recovery sempre que o bootloader não esteja bloqueado. Confira como desbloquear o bootloader de vários dispositivos nestes tópicos do nosso fórum.
Como acessar o Recovery Mode?

É possível acessar o Recovery Mode de várias maneiras, dependendo do dispositivo e de outros fatores.
Sequência de botões
Para a maior parte dos aparelhos é possível inicar o Recovery clicando simultaneamente em alguns botões:
Power + Aumentar Volume + Home: a maneira mais comum.
Power + Diminuir Volume + Home: Galaxy Fit gt 5670, Galaxy Gio gt-s5660, Captivate Glide.
Aumentar Volume + Diminuir Volume + Home: Nexus 4, Nexus 10, Galaxy Corby i5500.
Aumentar Volume + Diminuir Volume + Power: at&t Captivate, t-mobile Vibrant, Verizon Fascinate, Galaxy S, Galaxy S 4G, Mesmerize, Galaxy S2, Infuse 4G, at&t Galaxy S2 sgh-1777, at&t Galaxy S2 skyrocket sgh-1727, t-mobile Galaxy S2 sgh-t989, Galaxy Nexus, Galaxy Note, Galaxy W i8150.
Power + Diminuir Volume: Galaxy Tab 2 (7 e 10.1), Galaxy Tab 7.7, Galaxy Tab 8.9, Galaxy Note 10.1, t-mobile Sidekick 4G.
Power + Aumentar Volume: Galaxy Tab p1000, Nexus S, Epic 4G touch, Galaxy Player 4.0, Galaxy Player 5.0, Galaxy Note (at&t).
Diminuir Volume + Chamada + Fim de Chamada: Galaxy Spica, Intercept
Home + Power: Galaxy Ace s5830, Galaxy Mini.
Diminuir Volume + Câmera + Power: Sprint 4g.
Aumentar Volume + Diminuir Volume + Home + Power: para os pobres usuários do Galaxy Ace Plus s7500.

Nota: se conhece outra combinação não especificada acima, por favor escreva-a nos comentários e atualizaremos a lista.

Aplicativos
Alguns apps permitem que você acesse o Recovery com apenas um clique, mas precisam de permissões de root. O mais famoso é o Quick Boot:

ADB
Se ainda não tiver rooteado o seu dispositivo e a combinação de botões não funcionar, você pode entrar no Recovery Mode através de um comando do computador. Para fazê-lo do modo mais rápido, instale os drivers do seu dispositivo no PC e o programa Minimal ADB and Fastboot:

Depois de aberto o programa, faça o seguinte:
Ative o Debug USB em seu dispositivo e conecte-o ao PC;
Assegure-se de que o aparelho foi reconhecido: digite o comando “adb devices” e clique em “Enter”. Se aparecer um código alfanumérico sob “List of devices attached”, ele foi reconhecido;
Digite o comando “adb reboot recovery” e clique em “Enter”. O telefone será reiniciado em Recovery Mode.
Para que serve?
Como já mencionado, o Recovery foi criado com a intenção de intervir no sistema operacional Android, permitindo atualizar o firware e consertá-lo. A seguir listarei as funções principais desse modo:

  • reboot system now: permite reiniciar o dispositivo.
  • apply update from…: permite instalar um firmware oficial, previamente baixado e colocado em determinado lugar. Além do recovery stock podemos fazê-lo a partir da memória interna (“update.zip” – “*.img”), do SD (opção “external storage”) ou do PC (“adb”).
  • wipe…: o wipe apaga o conteúdo especificado na opção. No caso de “data/factory reset”, o celular será restaurado às configurações de fábrica, ao passo que “cache partitions” é um dos meios mais comuns para resolver o problema do bootloop (quando o dispositivo mostra a animação de início eternamente).

Custom Recovery

Se as funções-base do Recovery são um tanto limitadas, o mesmo não pode ser dito dos Recoveries personalizados pela comunidade open-source do Android. Além das funções oferecidas pelo Recovery stock, encontraremos muitas outras opções. Entre elas estão:

  • backup and restore: permite efetuar backups completos, chamados NANDroid. De uma só vez, você poderá salvar aplicativos, dados, configurações e todas as suas personalizações, criando assim uma cópia exata do seu dispositivo.
  • install zip: é uma evolução de “apply…” que permite instalar qualquer ROM customizada, além de firmwares oficiais, diretamente do celular.
  • advanced: opção que abrirá um segundo menu, cheio de outras funções. Entre as mais utilizadas está “wipe dalvik cache”, o terceiro dos wipes aconselhados (diria obrigatórios) para instalar ROMs diferentes.
  • Como instalar uma custom Recovery
    Existem diversos custom Recoveries, e o mais famoso é sem dúvida o ClockworkMod. Você pode flashear esse Recovery simplesmente abrindo o app ROM Manager e seguindo o procedimento indicado neste tutorial do nosso fórum. São necessárias as permissões de root, que podem ser obtidas rapidamente seguindo este tutorial.

Downloads
Apk (Quick Boot) – Zippyshare | Mega

Programa .ADB 

Apk (ROM Manager) – Zippyshare | Mega


Os comentários são de inteira responsabilidade dos leitores. Evite links...

Você pode gostar...

Deixe uma resposta