Tutorial Como calibrar a bateria do seu Android

Se tiver trocado de ROM ou perceber que a duração da sua bateria começa a ficar mais curta, pode ter chegado a hora de calibrá-la. A seguir explicamos detalhadamente para que serve a calibragem da bateria do seu Android e como fazê-la.
Antes de mais nada, se a sua bateria tem apresentado problemas, consulte primeiro este artigo com 10 dicas básicas para economizar a bateria do seu smartphone. Se, depois disso, ainda notar que o rendimento continua diminuindo, é hora de tentar calibrar a sua bateria. Um dos sintomas mais evidentes de que a bateria precisa ser calibrada é o fato de o terminar se reiniciar sozinho ou ficar sem energia rapidamente.
O que é calibrar a bateria?
O sistema operacional Android tem um arquivo chamado Battery Stats, que indica qual é a capacidade da nossa bateria, e quando está cheia ou descarregada. O problema é que esse arquivo às vezes se corrompe e começa a mostrar dados que não são reais, o que faz com que o celular se apague antes de chegar a 0%, ou que, uma vez carregado a 100%, se esgote rapidamente. O processo de calibragem da bateria implica na correção dos valores do referido arquivo.
Métodos para calibrar a bateria
Sem root
1º Método
Em primeiro lugar, consulte a capacidade da sua bateria (nela própria ou nas especificações do seu aparelho, facilmente encontradas na internet).
Em seguida, baixe o aplicativo CurrentWidget: Battery Monitor Clique Aqui
Esse aplicativo mostrará a carga da bateria em miliampère (mA). Você deverá carregar o seu smartphone durante o tempo necessário até que o app mostre 100%. Esse valor deverá coincidir com a quantidade consultada anteriormente.
Quando atingir a quantidade exigida, desligue e reinicie o seu dispositivo. Nesse momento, deve-se ter a bateria a 100% e, em teoria, ela não irá mais falhar.
Atenção: esse aplicativo não é compatível com todos os dispositivos Android (não há suporte para o Galaxy S3, por exemplo). Se for o seu caso, tente o seguinte:
2º Método
Carregue completamente a bateria com o aparelho ligado e quando estiver totalmente carregado, desconecter o carregador e desligue-o.
Com o dispositivo desligado, volte a conectar o carregador e deixe-o carregar a 100% de novo (ou seja, até que se acenda o LED verde).
A seguir, desconecte o carregador, ligue o aparelho e ponha a tela na opção de não se apagar. Se não tiver essa opção, configure o maior tempo de espera possível. Volte a conectar o carregador e espere até que o dispositivo se carregue a 100% de novo.
Depois disso, desconecte o carregador e não volte a carregar até que o celular tenha chegado a 0% de bateria e desligado automaticamente. Carregue a 100% de novo. O tempo de espera da tela pode agora ser reconfigurado. Com esse processo, a bateria foi calibrada e deve funcionar de maneira correta de novo.
Com o aparelho rooteado
Em primeiro lugar, instale o aplicativo Battery Calibration Clique Aqui
1º Método:
Para começar devemos carregar o dispositivo até 100%.
Em seguida, abra o Battery Calibration e verifique se o número “mV” que encontramos ao lado da porcentagem parou de subir. Se ele continuar subindo mesmo que a bateria esteja a 100%, continue carregando o dispositivo.
Quando os números pararem de aumentar, e a bateria estiver a 100%, clique no botão Battery Calibration e depois reinicie o aparelho. Dessa maneira, o dispositivo irá registrar esse nível como o ponto de capacidade máxima, apagando o arquivo antigo de Battery Stats e gerando um novo com os dados atualizados.
Se o método anterior não tiver funcionado, tente o seguinte:
2º Método:
Entre no Modo Recovery do seu dispositivo. Na seção Advance, você encontrará a opção “wipe battery stats”, que apagará toda e qualquer calibragem feita anteriormente pelo usuário ou pela troca de ROM.
Em seguida, esgote a bateria e conecte o aparelho ao carregador. O carregamento deve ser realizado sem interrupções e com o dispositivo desligado.
Quando a carga chegar a 100%, ligue o telefone sem desconectá-lo do carregador e abra o aplicativo Battery Calibration. Ao clicar no botão central, ele pedirá permissão de Super Usuário, que deve ser aceita. Logo depois aparecerá a mensagem “calibration succedeed!”. Clicamos em OK, removemos o carregador e fechamos o aplicativo.


Os comentários são de inteira responsabilidade dos leitores. Evite links...

Você pode gostar...

Deixe uma resposta